A reabilitação oral é o procedimento responsável pela reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar a forma, função, aparência e saúde bucal.
Objetivo de reabilitação oral é proporcionar estética, fonética e mastigação adequada ao paciente. Restaura ou repõe os dentes por meio laboratorial ou no próprio consultório , através de próteses fixas (coroas em metal, porcelana) ou próteses removíveis totais, prótese parcial removível (ponte móvel) ou restaurações.
A reabilitação Oral engloba todas as disciplinas da odontologia, (endodontia, periodontia, implantodontia, prótese, dentistica, ortodontia)
Prótese fixa metal free
A prótese fixa metal free é a restauração de um ou mais dentes perdidos, onde esta é fixada sobre os dentes do paciente, previamente tratados para recebê-la, reabilita-o para restaurar a função, estética e fonética. Ela recebe o nome de fixa porque não pode ser removida pelo paciente. Além disso, as próteses fixas metal free não recebem nenhum tipo de metal, o que as tornam mais estéticas e muito próximas dos dentes naturais.
Prótese fixa Metalo cerâmica
A prótese metalo cerâmica é composta por uma estrutura metálica, onde se dá sustentação para a aplicação cerâmica sobre essa. Ela é mais utilizada sobre implantes e próteses múltiplas
Prótese total
A prótese total, comumente conhecida como dentadura, é usada quando o paciente perdeu todos os elementos dentários na arcada superior e/ou inferior e é confeccionada um prótese substituindo todos os dentes.
Prótese parcial removível (PPR)
A prótese parcial removível é um aparelho protético que substitui os dentes naturais, perdidos em arcadas nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto, com perda parcial de dentes. E chamada de removível porque pode ser retirada pelo paciente no momento que este desejar.