A Implantologia dental oferece várias vantagens no tratamento de áreas desdentadas. O sucesso da utilização de implantes osseointegrados no tratamento do edentulismo parcial ou completo requer uma quantidade suficiente de osso disponível. No entanto, quando a perda de dentes se deve a trauma ou à ausência congênita, muitas vezes um aumento do rebordo alveolar é necessário para corrigir o defeito ósseo, antes da colocação do implante.
Quando é necessária a reconstrução de áreas parcialmente desdentadas, estão disponíveis procedimentos para aumentar os tecidos moles(gengiva) e/ou ósseos. A reconstrução óssea fornece suporte adicional aos implantes, permite o posicionamento do implante proteticamente guiado e melhora o perfil emergente estético.
O enxerto ósseo pode ser requerido antes da colocação do implante, na cirurgia do implante. Normalmente usa-se osso de origem animal (xenógeno) ou quando é necessário maior quantidade de enxerto, mistura na proporção de 1/1 osso autógeno (do próprio paciente) com osso xenógeno (origem animal).
Observe nos cortes tomográficos abaixo, antes o paciente tinha 2mm de espessura óssea e após o enxerto, obteve mais de 4mm, dando condições para a instalação dos implantes em uma posição perfeita.